Conheça

placa ruasA Região Oceânica é uma das divisões administrativas de Niterói, no Rio de
Janeiro (o Município de Niterói possui cerca de meio milhão de habitantes e conta com uma das mais ricas histórias do Estado do Rio de Janeiro – tendo, inclusive, sido sua capital).

A Região Oceânica, ao contrário das praias da Baía de Guanabara, é banhada diretamente pelas águas do Oceano Atlântico (daí o seu nome). Por terra, é cercada por remanescentes de Mata Atlântica.

Abrange vários bairros, como Itacoatiara, Camboinhas, Piratininga, Itaipu, Cafubá, Maravista, Engenho do Mato, Jacaré e Cantagalo.

Possui grande potencial turístico – é repleta de belezas naturais (praias, lagoas, ilhas, matas, serras e morros). Basta citar as praias de Itacoatiara, Camboinhas, Piratininga e Itaipu – sem contar os encantos do Costão de Itacoatiara, Morro das Andorinhas, Mirante de Piratininga, Praia do Sossego, Prainha e Enseada do Bananal. O Parque da Cidade e a Pedra do Elefante também ficam em suas divisas e possuem deslumbrantes vistas panorâmicas da Região Oceânica.

Além disso, possui trechos de patrimônio ambiental, histórico e arqueológico – como o Parque Estadual da Serra da Tiririca, o Museu de Arqueologia de Itaipu, as Dunas de Itaipu e o Quilombo do Grotão.

Costuma, por isso, ser palco de práticas esportivas e culturais, além de atividades de lazer.

ebolso